Balanceamento estático e dinâmico, qual é o tipo de balanceamento usado no meu equipamento?

Como diminuir os custos de manutenção dos seus equipamentos
30 de agosto de 2018

Balanceamento estático e dinâmico, qual é o tipo de balanceamento usado no meu equipamento?

Balancear é investir na produtividade da máquina, pois o desempenho, a qualidade dos bens produzidos e a sua vida útil são melhoradas.As forças geradas no desbalanceamento, mesmo sendo pequenas, aumentam o trabalho das partes da máquina ocasionando, no mínimo, uma redução de sua vida útil.É também eliminar desequilíbrios que podem gerar aumento do esforço do equipamento,  vibrações e ruídos em excesso.

O balanceamento é o processo que tanto pode ser a finalização de um  projeto, compensando pequenas diferenças de fabricação ou a correção do desbalanceamento causado por erros construtivos e de desenho, peças assimétricas, superfícies brutas (não usinadas), desvios de rotação (peças com batimento radial e axial), falhas de fundição, dimensões variáveis e assimétricas, falhas na solda e fundição, erros na montagem, deformação plástica, montagem desalinhada, deformação permanente por solda, retração, diferentes materiais empregados, erros de balanceamento, desgaste da máquina ocasionada pela falta de manutenção, condições de operação e transporte.

O comportamento vibratório de uma máquina depende de seu projeto e da montagem dos componentes giratórios que compõem o equipamento. O tipo de balanceamento aplicado no momento da manutenção é uma grande dúvida entre os técnicos, por isso, explicaremos as diferenças entre os tipos de balanceamento possíveis.

Balanceamento estático ou método gravitacional

Ele corrige uma força resultante que acontece em sentido vertical e incide num só plano. De maneira mais simplificada: o desbalanceamento estático acontece mesmo com a peça em repouso (rotação igual a zero). Durante o processo, a peça é colocada para girar livremente em torno de um eixo horizontal,  observa-se a posição em que se dá o equilíbrio após cessar a rotação. Coloca-se ou retira-se massa.

Balanceamento dinâmico ou método centrífugo

Corrige um momento resultante, em sentido horizontal, em dois planos. O corpo se comporta como se estivesse livre no espaço, o eixo central de inércia fica fixo e os mancais se movimentam. Medem-se deslocamentos ou velocidades dos mancais. A velocidade de rotação deve ser bem maior que a velocidade crítica do conjunto rotor-mancais. A análise do padrão vibratório é que conduzirá a aplicação correta do balanceamento.

De qualquer forma, não contar com um plano de manutenção preditiva que determine antecipadamente as necessidades de balanceamento das peças, ou negligenciar por longos períodos a manutenção preventiva dos equipamentos é reduzir sua vida útil e causar prejuízos mensuráveis e imensuráveis. A curto prazo perde-se em qualidade e gera-se prejuízos com paradas de produção, além de acidentes. A longo prazo podem acontecer perdas de imagem que podem ressoar no produto, no mercado e na equipe.

As inspeções periódicas para avaliação de  padrão vibratório faz parte do plano de manutenção preditiva e determinam antecipadamente a necessidade de balanceamento, evitando a parada do equipamento para a manutenção corretiva.

Desta forma, investir tempo em um plano de manutenção preditiva que contemple a análise do padrão vibratório de equipamentos e a correta aplicação do balanceamento industrial, seja ele dinâmico ou estático, é imprescindível para se manter competitivo no mercado.

Equipe Retsam

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *