Aproveite das vantagens da Retsam ser um parceiro SKF – Leia essas 3 dicas

50 anos da Retsam e a evolução do mercado de balanceamento
22 de janeiro de 2019

Aproveite das vantagens da Retsam ser um parceiro SKF – Leia essas 3 dicas

Somos parceiro de serviços SKF

Quem é da área de manutenção logo reconhece o logotipo azul, famoso pela fabricação de rolamentos, vedações e sistemas de lubrificação. Isso por que a SKF é líder, e pioneira, em seu ramo, Sven Wingquist, fundador e inventor do rolamento autocompensador de esferas de duas carreiras, criou a primeira fábrica da SKF no ano de 1907, na Suécia. E no Brasil, desde 1962, a SKF coloca a sua  tecnologia e tradição a serviço da cadeia produtiva industrial.

Assim como a SKF, a Retsam é pioneira em seu setor,  Shiguer Shimabuku e Tokuso Higa fundaram a “Retsam Freio a Disco e Balanceamento de Virabrequim” em 1969, e a tradição pela busca e pesquisa de técnicas modernas no campo do balanceamento dinâmico e manutenção preditiva se mantém até hoje com o objetivo de oferecer serviços diferenciados e excelência em qualidade. A tradição pela busca incessante por inovação é parte do legado da Retsam e da SKF e, por isso, a partir de agora, estamos conectados com a mais alta tecnologia em soluções para manutenção preditiva.

Muita coisa aconteceu desde os anos 60 até aqui, mas a busca por serviços que otimizam os processos industriais é uma necessidade permanente. Por isso, e por que trajetória e valores Retsam combinam muito bem com os da SKF, firmamos uma parceria que trará mais tecnologia e qualidade para os serviços que desenvolvemos. 

Agora somos uma empresa autorizada SKF o que aporta ainda mais valor nos já conhecidos serviços de análise de vibração, análise de óleo lubrificante e balanceamento dinâmico que desenvolvemos por aqui, e que são partes essenciais de um plano de manutenção preditiva. 

A análise de vibração SKF, por exemplo, é feita com equipamentos modernos e de extrema precisão, como o sensor QuickCollect, que a partir da parceria, passa a ser um equipamento usado nas análises de vibração e, para dar ainda mais autonomia para a gestão do plano e manutenção preditiva do cliente Retsam, somos também autorizados SKF para venda, treinamento e suporte para uso do sensor QuickCollect

Com ele podem ser realizadas análises de vibração em rolamentos e em diversas máquinas, pois trata-se de um equipamento completo, versátil e fácil de usar – na manutenção preditiva realizada em campo ele pode ser usado conectado via Bluetooth com tablets, smartphones e smartwatches. O aplicativo do sensor QuickCollect apresenta vibrações e temperatura em tempo real. As informações coletadas ainda podem ser enviadas para Google Drive, DropBox, OneDrive ou qualquer outro serviço de armazenamento de dados em nuvem, para análises posteriores. Além disso, o sensor QuickCollect pode se conectar diretamente com os Serviços de diagnóstico remoto SKF.

Outro serviço Retsam como autorizada SKF é a análise de óleo, essencial para o plano de manutenção preditiva. A SKF possui uma metodologia completa para avaliação da condição do óleo e agora essa experiência estará disponível ao cliente Retsam. A condição da lubrificação pode ser feita, por exemplo, com o uso do kit de teste de óleo SKF que utiliza somente 0,5 g de graxa para realizar todas as análises e indica a viscosidade do óleo e o nível de contaminação. 

Serviços normalmente feitos por aqui, como análise de vibração em motores elétricos, análise cromatográfica e físico química de óleo transformador, medição e análise de vibrações em equipamentos das mais diversas naturezas, passam a se beneficiar do grande aporte de tecnologia, tradição e inovação trazidos pela SKF. Bom exemplo disso são as soluções de manutenção preditiva com monitoramento da condição auxiliado pelos centros de diagnóstico remoto SKF, que podem ajudar a reduzir os custos de manutenção de máquinas e melhorar a confiabilidade e previsibilidade dos equipamentos. 

Além disso, como um parceiro de serviços SKF, a Retsam poderá pesquisar novas tecnologias que melhoram o desempenho de equipamentos rotativos e quem ganha com isso é você, cliente Retsam.

A partir de agora, nossos clientes poderão:

  1. Obter, para compor o plano de manutenção preditiva, laudos para os serviços de análise de óleo e de vibração emitidos pelo suporte técnico da equipe SKF;
  2. Participar de treinamentos na SKF College e ter acesso aos serviços de análise de vibração e de óleo com a garantia SKF;
  3. Contar com profissionais cada vez mais preparados – nosso time agora participa dos cursos oferecidos nas trilhas de aprendizado da  SKF College. Nas trilhas, são apresentados conceitos que melhoram a execução dos serviços e buscam a melhoria constante do desempenho dos seus participantes e, nos treinamentos presenciais, a equipe terá acesso ao aprendizado contínuo em temas específicos como: análise de vibrações aplicadas a motores elétricos, fundamentos de manutenção preditiva e termografia, além de treinamentos voltados para o desenvolvimento de soft skills como os de metodologias ágeis e inteligência emocional. 

Estamos conectados com o futuro e, como sempre, sem perder a tradição, nosso legado, assim como o da SKF, é a busca contínua pelos melhores serviços, por meio de parcerias inovadoras que agreguem valor ao cliente Retsam e ao mercado industrial.

Equipe Retsam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *